Proteção de cães e gatos na cidade de São Paulo é debatida na Câmara dos Vereadores

Gerente do CCZ de São Paulo, Ana Claudia Furlan Mori, no debate na quarta-feira, dia 19 de agosto de 2009, na Câmara dos Vereadores
Gerente do CCZ de São Paulo, Ana Claudia Furlan Mori, no debate na quarta-feira, dia 19 de agosto de 2009, na Câmara dos Vereadores

     

Amigos e amigas, aqueles que amam os animais precisam também participar dos debates sobre a atuação da Prefeitura de São Paulo na proteção dos cães e dos gatos. Não basta ajudar um cachorro aqui e um gato ali. Precisamos saber o que o poder público está fazendo, colaborar com idéias e projetos e criticar de maneira responsável. Foi por isso que vereadores, protetores, responsáveis por ONGs se reuniram na quarta-feira, dia 19 de agosto, na Câmara dos Vereadores para debater o assunto com a gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Ana Claudia Furlan Mori, e com coordenadora do Probem, Rita de Kássia Maria Garcia.
O Probem é o programa de proteção a cães e gatos lançado neste ano pelo prefeito Kassab. O debate foi convocado pelo vereador Roberto Tripoli e contou com as participações do vereador Aurélio Miguel e do deputado estadual Feliciano Filho. Além deles, estavam presentes Renato Neto e Lito, da ONG Natureza em Forma, a protetora Nina Rosa, e equipe do Quintal de São Francisco.
Estive lá e achei a oportunidade proveitosa. No entanto, o governo municipal precisa ter atuação mais forte na área para conseguirmos por meio da adoção, da castração e da educação de crianças e adolescentes nas escolas públicas reduzir o número de animais abandonados na cidade de São Paulo. “O governo não age, o governo reage”, disse Roberto Tripoli, com certa razão.
A gerente do CCZ,  Ana Claudia Furlan Mori, que acabou de assumir o cargo, mostrou boa vontade no debate e interesse em ouvir propostas de aperfeiçoamento de seu setor. Ela disse: “A origem de todo o problema é o grande número de animais abandonados na cidade.”
Os dados estatísticos não são favoráveis:
_ Os canis do CCZ têm capacidade apenas para 600 animais
_ Neste ano de 2009, passaram por lá 2.543 animais, cães e gatos.
_ 1.828 sofreram eutanásia ( a atual lei permite em animais doentes e agressivos).
_ Apenas 303 foram doados. Portanto, cerca de 10%.
_ 132 óbitos foram registrados
_ 62 foram repostos
 
O vereador Roberto Tripoli cobrou a construção do núcleo do Probem que já tem verba no Orçamento de mais de R$ 1 milhão. A resposta surpreendeu a todos: um erro burocrático paralisou o projeto no Executivo, porque um documento apontou o recurso como “investimento” e não como “obra e reparos”. Lamentável o acontecimento, que somente a partir do debate de quarta-feira será corrigido. Além disso, ficou claro que a parte de fiscalização do CCZ sobre o comércio de animais doméstico não está sendo feito de maneira intensa, como deveria. É ilegal vender animais nas ruas e é proibido vender animais em petshops que não sejam castrados.
As leis da cidade de São Paulo são modernas  e abrangentes, o que falta é a fiscalização sobre o cumprimento da legislação.
Foi pedido intensificação ao governo no número de castração de animais, medida fundamental para reduzir ou controlar a população de cães e gatos na maior cidade do País.
Em minha intervenção no debate, sugeri que o CCZ adote também um programa de comunicação mais eficiente e me coloquei como voluntário dentro de um grupo que pode ser criado para discutir idéias.
É preciso, por exemplo, aproveitar melhor a campanha de vacinação contra a raiva para levar informação à população. Um livreto ou até CD pode ser feito com orientações sobre como cuidar de um cachorro ou gato, falando da castração e da necessidade deles serem mantidos dentro das  casas e não soltos pelos bairros.
Pode-se também levar o assunto para pais e estudantes dentro das escolas públicas, com debates sobre ecologia e os animais domésticos.
Vamos participar!
Abraços em todos,
Ricardo Osman
 CCZnaCâmaraVereadores 004                                   
                                       

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: