Prefeitura de São Paulo lança o Programa de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos (Probem)

Vereador Roberto Tripoli, deputado Ricardo Tripoli, Prefeito Gilberto Kassab e secretaria municipal de Sáude, Januario Montone, na cerimônia de lançamento do Probem, na quinta-feira, dia 2 de julho de 2009. "Antes tarde do que nunca", disse Kassab.

Vereador Roberto Tripoli, deputado Ricardo Tripoli, Prefeito Gilberto Kassab e secretário municipal de Saúde, Januario Montone, na cerimônia de lançamento do Probem, na quinta-feira, dia 2 de julho de 2009. "Antes tarde do que nunca", disse Kassab.

A Prefeitura de São Paulo lançou na quinta-feira, dia 2 de julho, o Programa de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos (o Probem) que pode contribuir para resolver o problema dos animais abandonados e maltratados na cidade. O prefeito Gilberto Kassab fez o anúncio do novo programa que, segundo o decreto, envolverá recursos da ordem de R$ 9 milhões. “A população deve participar do novo projeto adotando os animais”, disse Kassab.

O principal mérito do Probem é de, pela primeira vez na história de São Paulo, desvincular o destino dos cães e gatos abandonados dos canis do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Agora, esses animais serão destinados ao Núcleo de Proteção e Bem-Estar, a ser construído na Capital.

No Núcleo, os animais recolhidos das ruas serão medicados, vacinados e castrados, e ficarão à disposição para adoção. Será um processo de adoção oficial e realizado pelo Poder Público.

Estive na cerimônia na quinta-feira na sede da Prefeitura, no Viaduto do Chá, avaliou como um avanço importante o Probem, que chega depois de  muita pressão e protestos dos protetores e das ONGs. Agora, o programa deve sair de fato do papel e virar uma realidade, o que depende da Prefeitura, do secretário da Saúde e de todos nós, protetores e amigos dos animais.

Estavam presentes também na cerimônia o Secretário Municipal de Saúde, Januario Montone, e o do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, além do vereador Roberto Tripoli (PV), de cuja emenda na Câmara saíram os recursos do Orçamento para o Probem.

Dados oficiais divulgados pelo Montone: 42% dos domicílios de SP têm um cão e 8% dos domicílios têm um gato.

Em 2008, 14,701 cães foram abandonados nas ruas de São Paulo. A cidade tem 11 milhões de habitantes.

Esses 14.701 mostram o quanto é grave o problema do abandono.

A Prefeitura anunciou que passará a fazer 100 mil castrações de cães e gatos por ano. A Prefeitura disse que irá contratar 80 veterinários e 67 biólogos.

Vamos acompanhar de perto as promessas do prefeito Gilberto Kassab. Sua execução e fiscalização depende de todos nós. Você pode ter mais detalhes no site www.prefeitura.sp.gov.br/probem.

Perguntei ao prefeito Kassab se ele pretendia envolver a Secretaria Municipal de Educação no projeto, o que acho fundamental. Ele respondeu que sim. Tripoli também achou pertinente minha pergunta. É preciso um programa de educação no Ensino Fundamental e Médio sobre como tratar seu cão e gato e que aborde também o tema dos maus-tratos.

Educação das crianças e dos adolescentes é fundamental.

Abraços em todos,

Ricardo Osman

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: