Uma reflexão para Semana Santa

Amigos e Amigas, uma reflexão para esta Semana Santa: o nascimento de Jesus aconteceu em um presépio (Lucas), que pode ser traduzido por estrebaria ou curral (do latim praesepium, segundo Houaiss), e logo se juntaram a José, Maria e ao pequeno Jesus, os pastores chamados pelo anjo do Senhor (Lucas). Os pastores estavam cuidando de um rebanho. 

Como diz Lucas: “Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura”. Houaiss nos esclarece: manjedoura é um tabuleiro em que se deposita comida para vacas…, comedouro.

Lucas descreve claramente na Bíblia: “Foram (os pastores) com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura.”

Lucas não cita quais animais estavam presente na estrebaria, mas os presépios incluem vacas, jumentos e ovelhas. Os pastores cuidavam de rebanhos desses animais em Belém há 2009 anos.

Vaquinhas, jumentos e ovelhas tornaram mais confortável (aquecendo o ambiente, provavelmente) o nascimento de Jesus, a chegada de Jesus nesta Terra. Merecem nosso respeito e gratidão.

Mas somente uma espécie de ser vivo é descrita na condenação, no calvário e na crucificação de Jesus: o homem. Mamífero, de posição ereta, da espécie  Homo sapiens (Houaiss), o ser humano é o único personagem nas cenas que vamos lembrar na Sexta-feira Santa. A agonia na Cruz diante de homens e mulheres. “Escureceu-se o sol e o véu do templo rasgou-se pelo meio.”

Fiquem em Paz, com muitas orações e chocolates,

Abraços,

Ricardo Osman 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: